Esportes Classico
Atlético x Cruzeiro: as prováveis escalações para final do Mineiro
Atlético e Cruzeiro se enfrentarão neste sábado (30/3), às 16h30, na Arena MRV, pela ida da final do Mineiro; veja prováveis escalações
30/03/2024 07h33
Por: Carlos ball Fonte: em

Atlético e Cruzeiro se enfrentarão neste sábado (30/3), às 16h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. A reportagem de No Ataque traz abaixo as prováveis escalações e desfalques dos rivais para o primeiro duelo decisivo.

O Galo chega à final em desvantagem, já que a Raposa foi a melhor colocada geral na fase de grupos e por isso pode vencer e perder pela mesma diferença de gols que ainda fica com a taça. Dois empates também dão o título ao clube celeste. 

Já na fase seguinte, o alvinegro passou pelo América na semifinal, com vitória por 2 a 0 na Arena MRV e derrota por 2 a 1 no Independência. O Cruzeiro, por sua vez, empatou por 0 a 0 com o Tombense na ida, no Ipatingão, e venceu por 3 a 1 na volta.

Provável escalação do Atlético

A escalação do Atlético é uma incógnita, já que esta será a primeira partida da equipe sob o comando de Gabriel Milito. Apesar disso, é de conhecimento que o argentino geralmente utiliza três zagueiros, e suas formações preferidas são variações do 3-4-3.

 

Desta forma, em relação ao time que vinha atuando com Felipão, a tendência é que um dos jogadores de frente dê lugar a Mauricio Lemos. Além disso, Gustavo Scarpa e Igor Gomes disputam uma vaga como terceiro homem de ataque.

 

A novidade é o retorno do meio-campista Zaracho, que se recuperou de uma lesão muscular na posterior da coxa esquerda. O argentino é considerado titular do Atlético, mas pode ficar no banco por ter deixado o departamento médico recentemente.

 

Já a ausência fica por conta do meia-atacante Robert. Anunciado como reforço nesta semana, o jovem de 20 anos ainda não está à disposição porque só poderá ser registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir do dia 1º de abril.

 

Além disso, já disputou o Mineiro pelo Athletic e não pode entrar em campo por outro time. O Galo não tem lesionados ou suspensos para a partida.

 

Portanto, a escalação do Galo deverá ter Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos e Jemerson; Saravia, Battaglia, Zaracho (Alan Franco) e Guilherme Arana; Gustavo Scarpa (Igor Gomes), Paulinho e Hulk.

Provável escalação do Cruzeiro

Com dois retornos certos ao time, o Cruzeiro terá praticamente força máxima diante do rival. O zagueiro Zé Ivaldo e o lateral-esquerdo Marlon voltam a ficar à disposição do técnico Nicolás Larcamón após cumprirem suspensão. 

Os jogadores ficaram de fora da vitória cruzeirense por 3 a 1 sobre o Tombense, no Mineirão, em 16 de março, pelo jogo de volta da semifinal. Eles foram expulsos no empate por 0 a 0 com o Gavião-carcará, no Ipatingão, em Ipatinga, no duelo de ida, e por isso foram desfalques no último compromisso.  

 

Zé Ivaldo e Marlon reassumem as vagas ocupadas por Neris e Lucas Villalba, respectivamente. Mais à frente, Larcamón também deve promover outra mudança. 

 

Recuperado de desgaste muscular, o atacante Juan Dinenno tem tudo para retomar a titularidade. Sendo assim, Rafael Elias passa a ser opção no banco de reservas.

 

Dessa forma, a provável escalação do Cruzeiro tem Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Mateus Vital e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Juan Dinenno (Rafael Elias).

Baixas no Cruzeiro

Por outro lado, o técnico argentino ainda não conta com quatro atletas. O meia Japa se recupera de lesão ligamentar no pé direito, enquanto os atacantes Rafael Bilu e Gabriel Veron tratam de lesão no tendão de Aquiles esquerdo e contusão no pé direito, respectivamente. 

 

Já Kaiki foi novamente preservado. O lateral-esquerdo vinha treinando com o grupo na Toca da Raposa 2 após se recuperar de lesão na coxa direita, mas ainda não será utilizado. Ele ainda não atuou pelo Cruzeiro nesta temporada.

 

Herói do Cruzeiro no último clássico, João Pedro segue afastado das atividades do elenco principal como punição por ato de indisciplina fora de campo. O atacante será reintegrado na próxima semana, logo após assinar a renovação de contrato com o clube celeste.