O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou os seus ministros para que haja coordenação nas falas e ações, durante reunião de emergência realizada nesta segunda-feira (13/5) para tratar da crise climática no Rio Grande do Sul.
Lula pediu que alguns ministros retratem a realidade em suas falas e não fiquem "inventando coisas" que ainda não foram discutidas no âmbito do governo.
"Cada ministro que for falar, ou cada ministra, (é preciso) tentar falar sempre a mesma coisa que está acontecendo, não ficar dizendo coisas que não estão acontecendo, ficar inventando coisas que ainda não se discutiu", afirmou o presidente.
"Ou seja, não dá para cada um de nós que tem uma ideia anunciar publicamente essa ideia. Uma ideia é um instrumento de conversa no governo para que a gente transforme a ideia numa política real. Não é cada um que tiver uma ideia, vai falando da sua ideia, vai dizendo o que vai fazer, porque isso termina não construindo uma política pública sólida e uma atuação muito homogênea do governo, no caso do Rio Grande do Sul", completou.
A reunião ministerial ocorreu no fim da tarde, no Palácio do Planalto, e o áudio da fala inaugural de Lula foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).
Todos os 38 ministros participaram da reunião, que foi convocada em caráter emergencial pelo presidente, para discutir as ações federais para enfrentar a calamidade climática.