Geral ajuda
RS: chuvas diminuem, mas nível do Guaíba sobe e bate 5,21 metros
Os últimos dados do Serviço Geológico do Brasil mostram que cinco dos oito principais rios e lagos do estado estão acima da cota de inundação, incluindo Guaíba e Lagoa dos Patos
15/05/2024 08h02
Por: Carlos ball Fonte: em

Embora a intensidade das chuvas esteja diminuindo no Rio Grande do Sul, o nível do lago Guaíba voltou a subir reflexo das chuvas que atingem o estado nas últimas semanas.

Novas informações da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado (Sema-RS) dão conta de que o lago chegou aos 5,21 metros, às 13h desta terça-feira. Ontem, a marca estava em 5,05 metros.

Os últimos dados do Serviço Geológico do Brasil mostram que cinco dos oito principais rios e lagos do estado estão acima da cota de inundação, incluindo Guaíba e Lagoa dos Patos.  

Um dos principais corpos hídricos do estado do Rio Grande do Sul, o Guaíba está localizado na região metropolitana de Porto Alegre e tem a função econômica de abastecer a cidade.

Nas últimas semanas, as chuvas aumentaram o volume das águas e o estado passou a enfrentar a pior tragédia climática da sua história. O lago recebe as águas dos rios Jacuí, Taquari, Sinos, Caí e Gravataí, muitos deles permanecem acima da cota de inundação.  

 

O rio Jacuí está na marca dos 14,24 metros, mais que o dobro da sua cota de inundação de 7,5 metros, desde a última medição feita na cidade de Rio Pardo, às 9h. O rio percorre o estado por 800km e desemboca no delta do Jacuí, um conjunto de ilhas, canais e pântanos que compõem o Guaíba. 

 

O rio Taquari, por sua vez, faz parte de 37% da bacia do Jacuí, nasce entre os distritos de Santa Bárbara e São Valentim do Sul, onde o curso d'água é chamado de Antas. O Taquari chegou a registrar mais de 33 metros no último dia 2 e bateu o recorde anterior, de 30 metros, atingido em 1941. Às 13h de hoje, a medição foi de 10,53 metros na cidade de Muçum.