Geral denuncia
Pastor denuncia escândalo de abuso sexual em igreja evangélica em MG
Nas redes sociais, ele relata ter recebido diversas provas e reuniu vítimas para denunciar à Polícia Civil e ao Ministério Público nesta segunda-feira (20/5)
22/05/2024 07h19
Por: Carlos ball Fonte: em

Um escândalo envolvendo denúncias de abusos sexual, psicológico e físico na unidade do Céu Azul, em Venda Nova, em Belo Horizonte, da Igreja do Evangelho Quadrangular em Minas Gerais veio à tona na última semana, quando um ex-pastor da instituição resolveu publicar informações sobre os casos em suas redes sociais.

Nessa segunda-feira (20/5), ele reuniu cinco vítimas para registrar as denúncias na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

De acordo com Leonardo Alvim, que levou a público as denúncias em suas redes sociais, o acusado possui um extenso histórico de abuso sexual, injúria racial e agressão contra mulheres e homens homossexuais. Ele conta que, desde que era pastor na igreja, recebia relatos de jovens afirmando que o homem, líder dos adolescentes, tocava suas partes íntimas, mas que a instituição abafava os casos.

“Relatei para a chefia, que sempre falava que não era para dar importância, senão daria problema, mas sempre chegava gente (para denunciar). Um dia aconteceu um problema maior, ele foi afastado e colocaram minha mulher no cargo dele”, afirma Alvim. Ainda segundo ele, sua esposa foi perseguida e ameaçada de morte após a troca.

Atualmente, o homem é pastor de uma outra igreja e já acusou Leonardo de perseguição. Uma denúncia já foi feita para o conselho estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular. A instituição afirmou, em nota, não ter recebido denúncia formal e tomado conhecimento dos casos apenas pelas redes sociais, mas que o pastor envolvido será convocado pela direção para ser ouvido.