O Centro de Belo Horizonte anoiteceu mais colorido nesta quinta-feira (23/5). Foi o primeiro dia da terceira edição da “Festa da Luz”, que se estenderá até domingo (26/5) com instalações artísticas no Viaduto Santa Tereza e ruas ao redor.
O tema deste ano, “Cidade Floresta”, convida quem visita o circuito para uma reflexão sobre o distanciamento entre a vida nos grandes centros urbanos e a natureza. Isso em um contexto de emergências climáticas.
São nove instalações ao todo, que iniciam na escadaria da Estação Central, seguem pela Rua Sapucaí, atravessam o Viaduto Santa Tereza e desembocam nas “torres gêmeas”, nome popular dos edifícios Sulacap e Sulamérica.
Na porta do metrô, o Edifício Itatiaia, localizado na Praça Rui Barbosa, é uma das maiores “telas” do circuito. Toda a fachada do prédio foi ocupada por imagens projetadas. Em determinado momento, uma mensagem alerta para o pouco cuidado que as florestas recebem nas cidades e relembra: são elas que nos protegem das águas das chuvas.
Outros edifícios ao redor também receberam projeção que se alternam de tempos em tempos. Em um dos ciclos, peixes nadam pelo centro da cidade.