Arthur Gomes não será relacionado para partida entre Cruzeiro e Universidad Católica, do Equador, nesta semana. O atacante está com um edema muscular na coxa esquerda e terá que se ausentar dos próximos compromissos da Raposa. Sem o camisa 11, Fernando Seabra poderá promover a entrada de novo ponta no time titular. Ele tem três jovens opções.
Seabra pode usar Gabriel Veron, um reforço que ainda busca espaço no Cruzeiro, ou garotos da base como João Pedro e Robert. O uso de algum deles geraria uma mudança no esquema, pois eles atuam pela direita – lado contrário ao de Arthur.
Cruzeiro e Católica se enfrentam na quinta-feira (30/5), a partir das 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela sexta e última rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. A partida vale a liderança da chave e uma vaga direta nas oitavas de final.
Veron chegou ao Cruzeiro sob grandes expectativas, por empréstimo do Porto, de Portugal. O atacante de 21 anos era uma das principais promessas brasileiro quando surgiu no Palmeiras, mas não conseguiu emplacar no futebol europeu.
Sua chegada à Toca da Raposa, porém, ficou marcada por lesão. Em janeiro, Gabriel passou por cirurgia no pé direito. Devido à fratura, o atacante só conseguiu estrear em abril. De lá para cá, ele entrou atuou oito vezes como suplente.
A primeira oportunidade como titular pode ser justamente contra a Católica. Se for bem, o camisa 30 pode ganhar moral e limpar a imagem do gol que perdeu livre na vitória por 1 a 0 sobre o Unión La Calera, do Chile, na última rodada da Sul-Americana.
Robert é outro jogador que aparece como opção para Seabra substituir Arthur Gomes. O atacante de 19 anos tem atuado pouco pelo Cruzeiro, mas contribuiu com assistência decisiva nos últimos minutos do empate fora de casa por 1 a 1 com o Fortaleza, em 17 de abril, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
No início de 2024, Robert até ganhou chances como titular, na época em que o Cruzeiro ainda era treinado por Nicolás Larcamón. Depois, o treinador argentino passou a usar menos o garoto, que passou a entrar bem menos vezes. Seabra também ainda não deu uma sequência para a promessa da base.
A última partida de Robert foi no empate por 0 a 0 com o La Calera, em 23 de Abril, no Estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, no Chile.
Se há alguém que busca recuperar prestígio é João Pedro. A situação do jovem de 21 anos mudou muito desde ele que sofreu punição por causa de ato de indisciplina após a eliminação celeste na primeira fase da Copa do Brasil.
João Pedro marcou dois gols nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro – um deles na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, em 3 de fevereiro, na Arena MRV. Três semanas depois, o atacante foi afastado do time. Seu retorno ao elenco ocorreu apenas em abril.
Na última partida do Cruzeiro, João foi um dos reservas acionados no fim do segundo tempo. O ponta atuou por cerca de 10 minutos. Ao todo, ele tem nove jogos no ano, sendo oito como titular e um como suplente.
Mín. 20° Máx. 22°