Cinco pessoas foram presas em flagrante em João Pinheiro, no Noroeste de Minas, nesta quinta-feira (11) durante a Operação Desmantelo 038, que investiga uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.
Os investigados também são suspeitos de associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo, além de outros praticados em João Pinheiro e região.
Foram expedidos onze mandados de prisões temporárias e 25 mandados de busca e apreensão em João Pinheiro, além de um na cidade de Brasilândia de Minas.
Entre os cinco presos, estavam Jordy Afonso Oliveira, que ocupava o cargo de secretário adjunto de Cultura e Esporte na Prefeitura de João Pinheiro e Higor Felipe da Silva Xavier, investigado por envolvimento em um homicídio ocorrido em março de 2024.
Jordy Afonso de Oliveira foi exonerado do cargo ainda na tarde de quinta-feira, por meio da Portaria Nº 172/2024. Segundo o prefeito Edmar Xavier, Jordy ocupava o cargo há três meses.
A operação contou com um efetivo de 62 policiais militares, seis delegados de polícia, 40 policiais civis, três promotores de Justiça, servidores do Gaeco, uma aeronave da Polícia Civil e dois cães farejadores.
As investigações seguem em andamento para localização de alvos foragidos. Ainda estão sendo realizados levantamentos de quanta droga foi apreendida.