Concursos enem
Enem dos Concursos: candidatos de BH 'correm contra o tempo' em prova
Mais de 61 mil candidatos de Belo Horizonte disputam vagas as vagas no serviço público; administrar o tempo na prova do concurso foi desafio Publicidade
19/08/2024 07h12
Por: Carlos ball Fonte: em

Quem prestou o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, na manhã deste domingo (18/8), enfrentou um desafio contra o tempo. Embora o número de questões seja menor em comparação a outros concursos, a primeira etapa do exame, aplicada nesta manhã, exige que a redação seja feita no mesmo período, em um total de 2h30.

Em Belo Horizonte, 61.555 candidatos realizaram a prova em instituições como a Universidade Fumec e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), unidade Coração Eucarístico. Em Minas, o exame atraiu 169.950 pessoas em busca de oportunidades no serviço público.

Com a prova aplicada em dois turnos – pela manhã, das 9h30 às 11h30, e à tarde, das 14h30 às 18h – os candidatos tiveram cinco horas para concluir o exame. Pela manhã, os candidatos responderam questões discursivas e objetivas comum a todos os blocos. À tarde, será a vez das perguntas específicas de cada área. Para os candidatos de nível médio, a prova incluiu apenas a redação no turno da manhã, sem questões dissertativas.

Na saída para o intervalo, na porta da Universidade Fumec, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o psicólogo Matheus Zocrato, já concursado em Belo Horizonte, avaliou a prova como desafiadora e com questões extensas. “Foi difícil gerenciar o tempo na redação, ser acelerado. Mas consegui lidar bem com o conteúdo, apesar de não ter estudado especificamente para o exame”, disse em entrevista à reportagem do Estado de Minas. Ele busca uma vaga na área de saúde. “Não estava preparado, mas acho que fui bem”, avalia.