O Cruzeiro voltou a decepcionar e apenas empatou com o Vasco, por 1 a 1, neste domingo (29/9), no Mineirão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O centroavante Vegetti abriu o placar para o time carioca, aos 40 minutos do primeiro tempo, mas o zagueiro Zé Ivaldo deixou tudo igual, aos 15′ da etapa final.
A Raposa mostrou muita disposição e luta em campo, mas faltou qualidade. O Cruzeiro jogou com um atleta a mais desde os 32′ do segundo tempo, mas não furou por mais de uma vez a retranca do time carioca.Sem tempo para treinar, o técnico Fernando Diniz ainda não mostrou grandes novidades. Coletivamente, o time ainda tem muita dificuldade de fazer um jogo fluido, com triangulações, tabelas e infiltrações.
Com o empate contra o Vasco, o Cruzeiro caiu para a oitava posição da Série A, com 43 pontos. A última vitória estrelada pelo Brasileiro ocorreu no dia 1º de setembro, contra o Atlético-GO (3 a 1). Por sua vez, o time carioca foi para nono lugar, com 36.
A Raposa volta a campo na próxima quinta-feira (3/10), no Maracanã, contra o Fluminense, pela 29ª rodada da Série A. Já o Vasco fica em Belo Horizonte e se prepara para enfrentar o Atlético, na quarta (2), às 19h15, na Arena MRV, pela semifinal da Copa do Brasil.
Antes da partida, o Cruzeiro sofreu uma baixa de última hora: o meio-campista Matheus Pereira foi poupado por causa de um incômodo muscular na coxa direita. Para substitui-lo, o escolhido foi Mateus Vital.
O Cruzeiro começou o jogo passando a impressão de que iria fazer uma blitz no campo de ataque. Logo no primeiro minuto, Kaio Jorge arriscou chute de fora da área para defesa de Léo Jardim. O atacante celeste de 22 anos foi quem mais lutou e tentou gerar situações de perigo.
Apesar disso, o Vasco equilibrou o jogo e conseguiu rodar a bola sem muita pressão celeste na marcação. O ponta colombiano Emerson Rodríguez foi um dos destaques, com velocidade pelo lado direito. Enquanto teve perna, Philippe Coutinho ditou o ritmo do jogo cruzmaltino.
O centroavante Vegetti mostrou oportunismo na única chance que teve. Aos 40′, após cobrança de escanteio, a defesa celeste cortou a bola, mas Puma mandou de volta para área. Hugo Moura finalizou de primeira, e Cássio defendeu. No rebote, Vegetti só empurrou para as redes: 0 a 1. Zé Ivaldo errou no lance ao não sair e deu condição para o centroavante argentino.
O Cruzeiro voltou a demonstrar dificuldade em todos os setores, em especial na saída de bola e na criação de jogada. O time tentou atacar muito na base do abafa e da pressão, mas faltou qualidade coletiva.
No segundo tempo, o Cruzeiro trocou Gabriel Veron, muito improdutivo, por Barreal, que participou diretamente do gol de empate. Aos 15′, ele cruzou na cabeça de Zé Ivaldo, que testou forte, no ângulo do goleiro Léo Jardim: 1 a 1.