Geral voto util
Debate sobre voto útil ganha força às vésperas da eleição
Receio de segundo turno só com candidatos de direita em BH faz com que políticos e eleitores alinhados à esquerda se dividam sobre apoiar nome de centro
03/10/2024 07h52
Por: Carlos ball Fonte: em

A três dias das eleições municipais que definirão quem vai para o segundo turno em Belo Horizonte, o voto útil passou a ocupar um espaço central entre eleitores de candidatos ditos progressistas. A estratégia tem sido abraçada por aqueles que veem como inevitável a disputa entre Mauro Tramonte (Republicanos) e Bruno Engler (PL), ambos da direita. Nos últimos dias, políticos, militantes e influenciadores têm se mobilizado em torno de Fuad Noman (PSD), candidato de centro, mas com afinidade à esquerda.

O voto útil é a escolha estratégica de um candidato que não é necessariamente a primeira opção do eleitor, com o objetivo de derrotar outro. As pesquisas de intenção de voto são um fator determinante dessa estratégia, já que os resultados orientam o eleitor a direcionar seu voto conforme o cenário apresentado, ignorando preferências individuais em prol de evitar o “mal maior” e eleger o “menos pior”. Em alguns casos, a decisão visa antecipar, no primeiro turno, uma escolha que seria feita apenas no segundo.