RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), chega à véspera da eleição com 61% das intenções de votos válidos, mostra pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5). O índice lhe daria a vitória no primeiro turno.
Na dianteira, ele assistiu à redução no ritmo de aproximação do seu principal adversário. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) registra 24% das intenções de votos válidos critério usado pela Justiça Eleitoral que desconsidera nulos e brancos. Há dois dias, os índices de Paes e Ramagem eram de 63% e 25%, respectivamente.
Nas intenções de votos totais, considerando-se também brancos, nulos e indecisos, o prefeito fica com 54%, e o deputado, com 22%. A diferença, que chegou a 48 pontos, estabilizou-se em 32.
Contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa do Datafolha, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-04865/2024, ouviu 1.809 eleitores na sexta-feira (4) e sábado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento confirma a polarização entre os candidatos apoiados pelo presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro já no primeiro turno, minguando as alternativas à esquerda, à direita e ao centro.
O terceiro colocado, o deputado Tarcísio Motta (PSOL), aparece com 7% das intenções de votos válidos (tinha 5% há dois dias).