O Botafogo praticamente selou a classificação para a decisão da Copa Libertadores ao protagonizar uma atuação espetacular contra o Peñarol, nesta quarta-feira (23/10), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida da semifinal. Depois de um placar sem gols na primeira parte, o clube alvinegro deslachou no segundo tempo e precisou de 34 minutos para fazer 5 a 0.
Savarino (2), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus marcaram os gols do Botafogo, que teve quase 70% de posse de bola, trocou cerca de 500 passes e bombardeou o time uruguaio com mais de 20 finalizações. O Engenhão recebeu 43 mil torcedores na noite desta quarta.
As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta (30), às 21h30, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai. O Botafogo só não avançará à final se perder por seis gols de diferença para o Peñarol.
Na outra semifinal, o Atlético construiu boa vantagem sobre o River Plate ao vencer o duelo de ida por 3 a 0, nessa terça (22), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
A decisão da Copa Libertadores ocorrerá em confronto único no dia 30 de novembro (sábado), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
O Peñarol surpreendeu no começo com uma postura mais ofensiva. Com isso, os uruguaios impediram uma possível pressão do Botafogo. No entanto, nenhum lance de perigo aconteceu nos primeiros minutos.
Os visitantes tiveram a primeira chance da partida aos 24 minutos. Após boa troca de passes, Rodrigo Perez finalizou para boa defesa de John. Na cobrança de escanteio, Leo Fernandez tentou o gol olímpico, mas o goleiro alvinegro estava atento.
Somente após o susto, o Botafogo melhorou na partida. Só que os donos da casa paravam na boa marcação do Peñarol.
Os cariocas conseguiram sua primeira boa finalização somente aos 45 minutos. Luiz Henrique chutou cruzado e obrigou Aguerre a boa defesa. No entanto, o duelo seguiu empatado até o intervalo.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com postura ofensiva e quase marcou com um minuto, em chute de Savarino. Aguerre fez boa defesa. Só que aos cinco, Savarino recebeu belo passe de Luiz Henrique e tocou na saída do goleiro uruguaio para abrir o placar no Nilton. Santos.
Mesmo depois do gol, os alvinegros seguiram no ataque. Tanto que aos nove minutos, Marlon Freitas arriscou de fora da área e obrigou Aguerre a boa defesa. No entanto, no escanteio, Igor Jesus escorou e Barboza mandou para a rede.
O Peñarol sentiu o revés e tentou avançar. Só que o Botafogo aproveitou os espaços para chegar ao terceiro aos 13 minutos. Em avanço rápido, Vitinho cruzou rasteiro para Savarino chutar para o gol.
O Peñarol foi obrigado a avançar e assustou em cobrança de falta de Leo Fernandez. O Botafogo respondeu em seguida. Igor Jesus aproveitou escanteio, mas cabeceou para fora.
Os donos da casa não diminuíram e continuaram a criar boas chances. O Botafogo chegou ao quarto gol aos 28 minutos. Em mais um avanço rápido, Luiz Henrique foi lançado na área e tocou por cima de Aguerre.
Os cariocas seguiram aproveitando os espaços dados pelo Peñarol e marcaram o quinto aos 33 minutos. Savarino chutou, Aguerre espalmou, e Igor Jesus pegou o rebote de cabeça para encobrir o goleiro.
O Peñarol só voltou a assustar aos 37 minutos, em nova cobrança de falta de Leo Fernández. O Botafogo diminuiu o ritmo nos minutos finais. Os alvinegros apenas administraram o resultado para sair de campo com grande vantagem no placar.
BOTAFOGO: John, Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Igor Jesus (Óscar Romero) e Jefferson Savarino. Técnico: Artur Jorge
PEÑAROL: Washington Aguerre, Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maxi Olivera; Rodrigo Pérez, Damián García (Ramírez), Leo Fernández e Eduardo Darias (Mayada); Jaime Baez (Hernández) e Maxi Silvera (Sequeira). Técnico: Diego Aguirre
Gols: Savarino, aos 5 e 13min, Alexander Barboza, aos 10min, Luiz Henrique, aos 28min, Igor Jesus, aos 33min do segundo tempo (Botafogo)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, Gregore e Igor Jesus (Botafogo); Perez (Peñarol)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de outubro de 2024 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman (Colômbia) e Richard Ortiz (Colômbia)
VAR: Yadir Acuña (Colômbia)