A primeira vitória do técnico Fernando Diniz no comando do Cruzeiro veio da melhor forma possível. Com mostras do estilo de jogo autoral do treinador, a Raposa deu mais um grande passo rumo ao seu objetivo na temporada: o título da Copa Sul-Americana. O time celeste venceu o Lanús por 1 a 0, em La Fortaleza, nesta quarta-feira (30/10), na Grande Buenos Aires, na Argentina, no jogo de volta da semifinal, e avançou à decisão continental.
O tento que garantiu a classificação do Cruzeiro foi marcado por Kaio Jorge aos 45 minutos do primeiro tempo. O atacante aproveitou o rebote do goleiro Nahuel Losada e tentou duas vezes antes de balançar a rede grená. O primeiro chute parou na defesa adversário. A segunda tentativa foi certeira.
A atuação cruzeirense não passou nem perto da partida decepcionante no confronto de ida, que terminou empatado por 1 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, na semana passada. De quebra, a vitória teve um significado gigante para o clube, que voltou a uma final continental após 15 anos.
Para conseguir o triunfo, o Cruzeiro precisou derrubar ‘La Fortaleza’. Os argentinos lotaram o estádio e empurraram o ‘Granate’ durante todo o tempo. Contudo, quem festejou no fim foram os torcedores da Raposa, que também marcaram presença no setor visitante.
Agora, o Cruzeiro aguarda o vencedor de Racing-ARG x Corinthians, confronto a ser disputado a partir das 21h30 desta quinta-feira (31/10), no El Cilindro, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires, para conhecer seu adversário na finalíssima. No jogo de ida, os times empataram por 2 a 2, na Neo Química Arena, em São Paulo.
A decisão da Sul-Americana será em jogo único no dia 23 de novembro (um sábado). A partida ocorrerá no Estádio La Nueva Olla, casa do Cerro Porteño em Assunção, no Paraguai.