O governo de Minas Gerais diz que irá cumprir a legislação e realizar a quitação dos salários dos servidores estaduais em dezembro. Contudo, ainda não há uma data prevista pela administração estadual para que o dinheiro caia na conta do funcionalismo.
“A legislação que orienta o pagamento do 13º salário no Estado de Minas Gerais é a Lei 8.701/84: fica instituída Gratificação de Natal, para o pessoal civil e militar do Poder Executivo, a ser paga anualmente no mês de dezembro. Dessa forma, o benefício será pago em dezembro, em data a ser anunciada em breve pelo Governo de Minas”, diz nota da administração estadual.
No ano passado, o 13º salário foi pago aos servidores em parcela única no dia 18 de dezembro e injetou cerca de R$ 3,4 bilhões na economia, conforme dados do governo estadual.
Se a expectativa for confirmada, o governo Romeu Zema (Novo) irá chegar ao quarto ano consecutivo com pagamentos do 13º salário em dia, conforme determinação da legislação.
O feito é um tema presente nos discursos do governador sempre fazendo referência ao seu antecessor, Fernando Pimentel (PT) que não conseguiu cumprir com a determinação nos anos finais de seu governo, entre 2016 e 2018.
Quando assumiu o governo estadual, em 2019, Zema teve que pagar os valores atrasados de 2018 e seguiu com atrasos nos pagamentos de 2019 e 2020. Em 2021 foi a primeira vez que o atual comandante do Estado conseguiu pagar o 13º salário em dia aos servidores.