O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta quinta-feira (7) sua vinda ao Rio de Janeiro, para participar da Cúpula do G20, durante ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Biden também reafirmou a decisão do governo estaduniense de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Lula e Biden terão também uma reunião bilateral no Rio de Janeiro. Segundo o Planalto, a ligação entre eles durou 30 minutos e tratou ainda de temas como transição energética e direito dos trabalhadores.
“Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos. Ambos destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo - a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores - e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética".
"Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima”, continua a nota enviada pelo Planalto.
Antes da Cúpula, Biden deve visitar Manaus (AM). Essa será a primeira visita de um presidente norte-americano em exercício à Amazônia, segundo nota divulgada pelo governo dos EUA.
"Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para conversar com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico", diz o texto.
A nota diz ainda que Biden vai encontrar Lula para "reforçar a liderança" dos Estados Unidos nos direitos dos trabalhadores e no crescimento econômico sustentável.