Os episódios de violência ocorridos na Arena MRV, nesse domingo (10/11), durante a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Atlético, pela final da Copa do Brasil, têm sido assunto em todo o país. As cenas que chocaram o público foram citadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião privada no Palácio do Planalto, nessa segunda-feira (11), em Brasília.
De acordo com o jornal O Globo, Lula teria citado a violência no estádio atleticano durante encontro com integrantes brasileiros do G20 Social, que se reunirão na próxima semana com representantes de outros países do bloco.
O chefe do Executivo defendeu que o Brasil aproveite a realização das cúpulas do G20, Brics e COP para “mostrar a cara”, mas de forma pacífica – assim, ele usou o exemplo da decisão de domingo.
“Nós temos três oportunidades mundiais para que a gente tente mostrar a nossa cara, a nossa competência. E em todos eles nós vamos fazer questão de que tenha participação social. Pra ver se a gente reeduca os governantes do mundo inteiro: não tem problema nenhum participar do movimento social. Ninguém vai brigar com ninguém, ninguém vai xingar ninguém. Ninguém vai fazer como a torcida do Atlético fez ontem contra o Flamengo.”
Lula, presidente do Brasil