A Polícia Civil de Minas Gerais está investigando um caso de agressão registrado em vídeo, no qual um homem chicoteia uma pessoa negra, utilizando um cinto, na cidade de Itaúna, região Centro-Oeste de Minas Gerais. Embora o incidente tenha ocorrido há cerca de 15 dias, as imagens viralizaram nesta quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra, gerando grande comoção e revolta entre os moradores.
Segundo informações de moradores, a vítima é um homem em situação de rua, conhecido como Djalma. No vídeo, o agressor, identificado como Rawfy Vilaça, diz: “Dez reais e ele vai deixar eu dar duas lapadas”, antes de desferir os golpes. Antes de iniciar a agressão, o homem pergunta: “Está gravando?”, e em seguida, aplica três golpes na vítima com o cinto. Após se aproximar, ele ainda desfere uma última “chicotada” com mais força e entrega uma nota de R$ 10 a Djalma.
Em declaração ao portal BHAZ, o agressor afirmou que, em sua opinião, o ocorrido “não passou de uma brincadeira”. Ele ainda relatou que, após o episódio, Djalma teria voltado e continuado a beber com eles. Rawfy também pediu desculpas pelo ocorrido, mas a justificativa foi amplamente repudiada por moradores da cidade.