Geral batida no anel
'Fiz o que pude', afirma motorista de ônibus que arrastou carros no Anel
Veículo perdeu os freios numa descida próxima ao viaduto do Betânia e provocou um acidente com 15 carros e uma carreta P
30/11/2024 19h44
Por: Carlos ball Fonte: em

"Foi tudo muito rápido." A frase resume o relato de quem presenciou o acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (29/11), no Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Um ônibus perdeu os freios e arrastou vários veículos, deixando quatro pessoas feridas. Tanto o condutor do coletivo quanto os motoristas dos carros atingidos expressaram alívio por enfrentarem apenas danos materiais.

O acidente aconteceu pouco antes das 17h, no sentido Vitória, próximo ao viaduto do Betânia. O ônibus, de dois andares, estava ocupado por estudantes do ensino médio que voltavam de uma excursão em Ouro Preto, na Região Central de Minas, a cerca de 100 km da capital mineira. A viagem seguiria por mais 344 km até Pirapora, na Região Norte de Minas – cidade de origem dos adolescentes. No total, o ônibus transportava 49 ocupantes, incluindo o motorista e os professores.

A viagem de retorno foi interrompida após o ônibus perder os freios numa descida e provocar uma série de colisões com outros veículos. No intervalo de poucos segundos em que tudo aconteceu, o motorista do ônibus, Jonathan Ferreira de Jesus, sentiu uma mistura de medo e tensão, conforme relatou à reportagem.

Um vídeo gravado pelo motorista de um veículo de passeio, que estava logo atrás, registrou todo o acidente. As imagens mostram Jonathan buzinando e mudando de faixa, mas, diante das fileiras de carros em marcha lenta devido à lentidão do tráfego, a batida foi inevitável. "Eu tirei para o lado, onde tinha menos carro. Mas, quando chegou o momento em que aqui estava muito fechado, aí não teve como", conta.