O Ministério Público de Minas Gerais demandou a realocação "definitiva e urgente" das famílias que residem próximo às obras de descaracterização da Vale no Sistema Pontal, em Itabira, na Região Central de Minas. De acordo com o órgão, há risco de desabamento em cerca de 22 imóveis na região. O MPMG também pede indenizações e medidas de proteção.
A petição de cumprimento provisório de sentença contra a Vale foi ajuizada no dia 29 de novembro. Segundo relatório técnico que compõe a ação, foram identificados imóveis com risco crítico ou gravíssimo de desabamento. Eles mencionam que o abalo de estruturas físicas de casas próximas às obras já foi percebido pelos moradores.
A Vale, segundo a ação, alega que os danos identificados nas casas decorrem das condições de construção desses imóveis e não das atividades das obras, ou seja, culpa exclusiva dos moradores.
Um levantamento do Instituto DataMG realizado em Itabira, já em dezembro deste ano, aponta que 70% dos moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista afirmam ter sido prejudicados durante as obras na Barragem do Sistema Pontal. A pesquisa foi realizada com 47 pessoas que residem próximas ao lugar.