Após nove anos de espera, mineiros e fluminenses terão, finalmente, um novo transporte de passageiros. Está previsto para entrar nos trilhos, no primeiro semestre de 2025, o trem turístico Rio-Minas, que vai circular entre Três Rios e Sapucaia, ambas no Rio de Janeiro, passando por Chiador, na Zona da Mata mineira, onde fica a primeira estação ferroviária das Gerais, agora em fase adiantada de restauração. No total, serão 36 quilômetros de um trecho com belas paisagens, fazendas centenárias e patrimônio cultural precioso. “Estamos muito satisfeitos, esperamos muito por esse dia. Essa etapa foi decisiva”, comemora a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento.
Na quarta-feira (11/12), foi firmado na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília (DF), um acordo entre a VLI (companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais) e a Amigos do Trem. Em nota, a companhia informou que a assinatura do Contrato Operacional Específico (COE), que regula a possibilidade de operação de um trem de passageiros conectando as cidades de Três Rios e Sapucaia (RJ), possibilita uma nova rota turística sobre trilhos no país, a ser operada e administrada pela Amigos do Trem”. Após a assinatura, o COE será encaminhado à Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT), responsável pela análise e autorização da operação.
Para viabilizar todo o processo, a companhia investiu cerca de R$ 40 milhões na malha férrea, além de ceder gratuitamente quatro locomotivas para a Amigos do Trem. “A assinatura representa o entendimento entre VLI e a Amigos do Trem quanto a obrigações e responsabilidades operacionais; entrará em vigor após a expressa autorização da ANTT para o transporte de passageiros com finalidade turística e histórico-cultural, nos termos da Resolução ANTT 5975/2022”, afirma o CEO da VLI, Fábio Marchiori.
A devolução de trechos não operacionais prevista na proposta de renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica poderá originar novas possibilidades de operação similares, uma vez que a concessão é vocacionada para o transporte de carga geral”, acrescenta Marchiori.
Para a viabilização operacional do COE pela Amigos do Trem, a VLI cedeu gratuitamente quatro locomotivas, uma oficina ferroviária em Recreio, na Zona da Mata, pátios e linhas de manobra, bem como a recuperação da via permanente do trecho, com a substituição de 5 mil dormentes, dentre outros itens. Os vagões que farão o transporte de passageiros integram o acervo da Amigos do Trem e serão transportados pela VLI até a cidade de Três Rios, em um prazo de 120 dias contados a partir da assinatura do COE.