Um mineiro de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conquistou o grande prêmio de um torneio de pescaria realizado em Três Marias, na região Central de Minas Gerais.
Fernando Altran pescou quatro tucunarés com uma média de 56 centímetros e se sagrou campeão do Três Marias Elite Series, importante competição da pesca esportiva.
Em conversa com a Rede 98, o pescador de 26 anos conta que é apaixonado por esse universo desde quando ainda estava na barriga da mãe dele.
“Eu pesco literalmente desde antes de nascer. Minha mãe, ainda grávida, em 1998, já tinha conquistado o segundo lugar em um torneio de pesca. Mas efetivamente em torneios eu pesco há 6 anos”, explicou ele.
Só neste ano, o rapaz participou de mais de 12 torneios, todos em equipe, e ganhou quatro troféus ao todo. A conquista do último dia 30 de novembro, porém, teve um gostinho especial.
“Essa foi a minha primeira conquista em torneio individual e sendo campeão. Fui campeão da transmissão ao vivo e ainda peguei o maior peixe”, celebrou ele.
Altran explica que a pesca esportiva é complexa e exige do competidor muita técnica e concentração. Na visão dele, um dos grandes desafios do esporte é explicar para as pessoas a importância desse tipo de prática.
“A pesca esportiva vai além da competição. É uma prática que promove a preservação ambiental, movimenta o turismo e impacta comunidades. Assim como nos Estados Unidos, onde o setor é uma potência econômica, acredito no potencial do Brasil para se destacar nesse cenário. Os torneios com premiações como o Elite são uma ferramenta para isso, para engajar as pessoas a respeitar a natureza, conviver em harmonia e protegê-la de forma inteligente”, explicou.