O governador Romeu Zema (Novo) assinou nesta sexta-feira (20/12) um protocolo de intenções com a Fassa Bortolo, que atua a mais de 300 anos na fabricação de reboco e argamassa, para a criação do Programa Moradia Saudável, projeto-piloto de requalificação de casas de uma comunidade - que ainda será definida - em Belo Horizonte. A expectativa é de que a iniciativa tenha início ainda no primeiro semestre de 2025.
O objetivo do programa é a melhoria de moradias na capital mineira, oferecendo ambientes saudáveis e acolhedores para os habitantes. Para tanto, será realizado o revestimento de paredes na parte externa das casas da comunidade a ser escolhida.
Ivan Aliberti, diretor financeiro e de relações Institucionais da Fassa Bortolo, explica que a falta de revestimento cria ambientes propícios para proliferação de doenças respiratórias, em especial em crianças.
Inicialmente, cerca de 30 casas serão selecionadas em uma comunidade da capital. A escolha dos beneficiários e da comunidade ainda está sendo estudada.
Este é o primeiro passo da parceria entre a iniciativa privada e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), que já desenvolve o programa Moradas Gerais e promove melhorias habitacionais.
Para execução do projeto, os materiais e outros produtos serão fornecidos pela Fassa Bortolo e pelo Siprocimg.