A dois dias da virada do ano, o Atlético deve encerrar 2024 sem anunciar novos reforços para a temporada 2025. Até agora, o clube dispensou três atletas — Eduardo Vargas, Mariano e Alan Kardec — e negocia a venda do camisa 10, Paulinho, ao Palmeiras, por 18 milhões de euros (cerca de R$ 114 milhões).
Como parte do acordo com o Palmeiras, os volantes Gabriel Menino e Patrick devem ser os primeiros reforços do Galo para 2025.
Enquanto isso, o goleiro Matheus Mendes está prestes a ser emprestado ao América. Em contrapartida, o clube renovou o contrato com o titular Everson, pretendido pelo Bahia.
A diretoria tenta tranquilizar a torcida, afirmando que está "trabalhando em silêncio" para montar um time competitivo. No entanto, a demora para anunciar reforços aumenta a pressão dos torcedores.
Com a dispensa de Mariano, o Atlético ficou sem uma opção de reserva natural para a lateral direita. Atualmente, o setor conta apenas com Arana, Rubens e Saravia, o que preocupa diante de uma temporada que promete ser exigente.
A situação no ataque é ainda mais crítica. Com as saídas de Vargas e Kardec e a iminente transferência de Paulinho, o Galo deve virar o ano com apenas cinco atacantes: Hulk, Palacios, Cadu, Deyverson e Alisson.
No meio-campo e na zaga, a situação é mais estável. Mauricio Lemos e Igor Rabello, que tiveram saídas especuladas, permanecem no elenco, junto a Alonso, Lyanco, Rômulo e Bruno Fuchs, recentemente contratado junto ao CSKA, da Rússia.
Com a chegada de Gabriel Menino e Patrick, o Atlético contará com 12 jogadores no setor de meio-campo: Scarpa, Paulo Vitor, Robert, Battaglia, Fausto Vera, Alan Franco, Otávio, Igor Gomes, Zaracho e Bernard.
Enquanto o Atlético segue discreto, o arquirrival Cruzeiro tem sido agressivo no mercado de transferências. O clube celeste, impulsionado pelo apoio financeiro do empresário Pedro Lourenço, confirmou as contratações do meia Dudu (ex-Palmeiras), do atacante congolês Bolasie (ex-Criciúma) e do artilheiro Gabigol, que deixou o Flamengo.
Além disso, o Cruzeiro anunciou a contratação do volante Christian (ex-Athletico-PR) e do meia Rodriguinho (ex-América) e agora mira a contratação do lateral direito Fagner, do Corinthians, reforçando ainda mais o elenco para 2025.