Geral mudança nas metas
Ministros do STF minimizam impacto de mudanças da Meta em checagem de fatos
Grupo avalia que, neste primeiro momento, medida está restrita às atividades da rede social nos EUA e não tem impacto no funcionamento da plataforma no Brasil
08/01/2025 07h17
Por: Carlos ball Fonte: itatiaia

Uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) minimiza o impacto do anúncio da Meta, desta terça-feira (7), sobre o fim do programa de checagem de fatos nos Estados Unidos, substituído pelo sistema de “Notas da Comunidade”. A informação é da “CNN Brasil”.

Ministros ouvidos pela reportagem avaliam que, por ora, a medida está limitada ao mercado norte-americano e não afeta o funcionamento da plataforma no Brasil.

Para esses ministros, a postura firme do STF no caso que levou ao bloqueio do X no Brasil pode ter influenciado a Meta a evitar mudanças semelhantes no país. Eles acreditam que, se futuras alterações ocorrerem na plataforma brasileira, o tribunal poderá adotar resposta semelhante à aplicada à rede de Elon Musk.

Outro ministro, alinhado com integrantes do governo federal, interpreta o anúncio de Mark Zuckerberg como um recado direto ao Brasil.

Em vídeo, o executivo defendeu a liberdade de expressão e criticou o que chamou de “tribunais secretos” na América Latina, que, segundo ele, ordenam a remoção silenciosa de conteúdos nas redes.