Saúde roubo
Polícia investiga 64 pessoas suspeitas de desviar R$ 2,5 milhões do tratamento de criança com câncer
Terceirizada de empresa escolhida pela Justiça para fazer importação de medicação teria desviado o dinheiro para 64 contas
11/01/2025 09h01
Por: Carlos ball Fonte: itatiaia

A Polícia Civil do Paraná investiga o desvio de R$ 2,5 milhões que foram depositados pelo governo do estado para o pagamento do tratamento de câncer de uma menina de 11 anos. Yasmin precisa do medicamento Danyelza e a família conseguiu na Justiça que o Paraná arcasse com a medicação.

Contudo, a empresa escolhida pela Justiça para fazer a importação do medicamento contratou uma terceirizada para ajudar no processo. No entanto, após a família de Yasmin denunciar que a criança havia recebido apenas dez das 60 caixas de remédio necessárias, foi descoberto que a terceirizada desviou o dinheiro para conta de 64 pessoas.

As transações foram apuradas pela Polícia Civil após a quebra de sigilo bancário. “Após intensa investigação conseguimos identificar aproximadamente 64 pessoas que receberam os valores provenientes desse bloqueio de valores feito, desse bloqueio do estado que seria destinado para a compra dos medicamentos da Yasmin”, explicou em coletiva de imprensa, a delegada Thais Zanatta.

A profissional informou também que ainda não é possível afirmar que todas as 64 pessoas estariam envolvidas com crime. " Ainda não conseguimos comprovar o dolo dessas pessoas, e se realmente são elas que movimentam essas contas”, esclarece.

“Se ficar comprovado que essas pessoas não tinham conhecimento que estavam sendo utilizadas contas delas para fazer essa movimentação já vai ficar caracterizada a lavagem de capital”, aponta.

Apesar da situação incômoda, com a repercussão do caso o Governo do Paraná fez um novo pedido de compra dos medicamentos e a criança irá continuar com o tratamento.