O Governo de Minas irá fazer repasses de verbas de saúde referentes a três meses de uma única vez. A antecipação é uma iniciativa do governo Zema para socorrer municípios que estão em grave situação financeira neste início de ano. A expectativa é de que R$ 150 milhões caiam nos cofres dos municípios até a próxima quinta-feira (6).
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante o Congresso “Minas Saúde”, nesta terça-feira (4), no Minascentro, no Centro de Belo Horizonte.
“O secretário falou que muitas prefeituras estão com dificuldades na questão de recursos de saúde. Alguns prefeitos assumiram com alguma dificuldade e, devido a esse motivo, nós estamos pagando esse parcelamento da saúde, já tem dois, três anos. Todo mês vai um valor mensal. Nós vamos, nesse mês de fevereiro, pagar três meses para as prefeituras terem um alívio”, afirmou Zema.
Em entrevista à Itatiaia, o secretário de saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que os recursos podem ser investidos em qualquer área dentro do segmento de saúde.
“Nós estamos falando de dívida de mais de dez anos, 15 anos. Aí não faz muito mais sentido a mesma aplicação. Todos os municípios têm autonomia de utilizar com que eles acharem mais pertinente, mas sempre na área de saúde”, explicou o secretário.
Prefeitos de diversos municípios, principalmente os de primeiro mandato, admitiram à Itatiaia em entrevistas recentes que têm enfrentado dificuldades com o caixa municipal. Alguns chefes de executivos têm dito que assumiram prefeituras altamente endividadas.