O Atlético estreia na Copa do Brasil 2025 nesta terça-feira (18), às 18h, diante do Tocantinópolis, no Estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis-TO. O Galo busca avançar à segunda fase da competição e manter um ‘tabu': a equipe nunca perdeu em terras tocantinenses. Pela competição nacional, já venceu Palmas e Alvorada em edições anteriores.
O Atlético retorna ao Tocantins após 17 anos. A última vez que o clube jogou no estado foi em 2008, quando goleou o Palmas por 7 a 0. Em 1998, o Galo superou o Alvorada-TO por 2 a 1, garantindo 100% de aproveitamento em solo tocantinense.
A equipe que avançar na competição enfrentará o vencedor do duelo entre Independência-AC e Manaus-AM. O Atlético é o atual vice-campeão da Copa do Brasil; em 2024, o Alvinegro, bicampeão da competição (2014 e 2021), foi derrotado pelo Flamengo na grande decisão.
O Tocantinópolis chega ao duelo após um início irregular na temporada. O time foi eliminado pelo Amazonas nas oitavas de final da Copa Verde e ocupa a quarta colocação do Campeonato Tocantinense, com três pontos em duas partidas.
O Atlético, por sua vez, encara a partida em meio à disputa do Campeonato Mineiro. A equipe comandada por Cuca terá desfalques importantes, como o volante Otávio, que deve deixar o clube rumo ao Fluminense, e os atacantes Cadu, Caio Maia, Júnior Santos e Brahian Palacios, todos lesionados.
Já Alisson, campeão do Sul-Americano sub-20 com a Seleção Brasileira, também não viajou com a delegação. Em contrapartida, os recém-contratados Rony e Caio Paulista estarão à disposição, após estrearem na semifinal do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, no último sábado (15).
O Verdão do Norte inicia 2025 sob nova gestão. O presidente Leandro Pereira de Sousa, natural de Tocantinópolis, assumiu o cargo ao lado do vice Vinicius. Leandro tem histórico no clube, já que foi atleta das categorias de base e faz parte da diretoria desde 2019.