Geral DERRUBA VISTO
Senado derruba exigência de visto para turistas dos EUA e outros três países
O Plenário do Senado aprovou o projeto, que derrubou o decreto do Poder Executivo, que retomava a exigência do visto a partir de 10 de abril para viajantes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália
21/03/2025 08h27
Por: Carlos ball Fonte: itatiaia

O Plenário do Senado Federal aprovou um projeto que susta os efeitos do decreto, editado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê a volta da exigência de visto de cidadãos da Austrália, do Canadá, do Japão e dos Estados Unidos.

exigência está prevista para ser retomada em 10 de abril, seguindo uma recomendação do Ministério das Relações Exteriores, que defende a política da reciprocidade, uma vez que os brasileiros precisam de visto para ingressar nos quatro países.

A liberação do visto entrou em vigor em 2019, no primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O projeto de sustação do decreto de Lula, aprovado na noite de terça-feira (19), foi apresentado pelo líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), e relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Os senadores, de oposição ao governo, argumentaram que a exigência de visto pode desacelerar a entrada de turistas no país e prejudicar a economia.

Segundo dados do governo federal, em 2024 o Brasil recebeu o maior número de turistas estrangeiros da história, com 6.773.619 viajantes estrangeiros no ano, um crescimento de 14.6% em comparação ao ano anterior.

Os norte-americanos ficaram em segundo lugar no ranking, com a chegada de 728.537 turistas, atrás apenas da Argentina, que enviou quase 2 milhões de turistas ao Brasil.