Geral JULGAMENTO
STF julga denúncia que pode tornar Bolsonaro réu nesta terça; saiba o que esperar
Julgamento pela Primeira Turma da Corte seguirá até quarta (26)
25/03/2025 07h27
Por: Carlos ball Fonte: itatiaia

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na terça-feira (25) uma série de três sessões previstas para analisar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

O julgamento seguirá até quarta-feira (26) e poderá definir se o ex-presidente se tornará, ou não, réu.

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro e os demais acusados integravam uma organização criminosa que teria arquitetado um plano para subverter a ordem democrática e anular o resultado das eleições de 2022, na qual Bolsonaro foi derrotado em sua tentativa de reeleição.

O que pode acontecer?

Caso a denúncia seja rejeitada, o processo será arquivado. No entanto, se a Primeira Turma aceitar a acusação, será instaurada uma ação penal, tornando os denunciados réus no STF.

Com a abertura da ação penal, terá início a fase de instrução processual, na qual serão reunidas provas e colhidos depoimentos de testemunhas e acusados. Após essa etapa, um novo julgamento será realizado para determinar se os réus são culpados ou inocentes.

Se considerados culpados, os denunciados terão suas penas fixadas individualmente, conforme o grau de participação nos supostos crimes. Caso sejam absolvidos, o processo será arquivado.

Quem são as pessoas julgadas pelo STF?

Por quais crimes Bolsonaro e aliados são denunciados?

No julgamento que acontece entre os dias 25 e 26, os ministros da Primeira Turma do STF avaliarão se aceitam a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). Os acusados são investigados por cinco crimes: