Esportes CRUZEIRO
Sem público, Cruzeiro recebe Mushuc Runa-EQU por primeira vitória na Sul-Americana
Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentam nesta quarta-feira (9), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, na segunda rodada da competição
09/04/2025 06h42
Por: Carlos ball Fonte: itatiaia

Depois de perder na estreia da competição, o Cruzeiro entra joga em casa pela primeira vez na Copa Sul-Americana 2025. Nesta quarta-feira (9), o time celeste recebe o modesto Mushuc Runa, do Equador, no Mineirão, às 21h30 (de Brasília), na segunda rodada do Grupo E da competição continental.

Por causa de punição imposta pela Conmebol, o Cruzeiro jogará de portões fechados. O Gigante da Pampulha não receberá os torcedores celestes no duelo com o Mushuc Runa-EQU por causa dos incidentes registrados na partida de ida da semifinal da Sul-Americana de 2024.

Naquela ocasião, no empate em 1 a 1 com o Lanús-ARG, sinalizadores, bombas e foguetes foram usados nas arquibancadas. Em decisão da entidade que comanda o futebol no continente, o Cruzeiro foi punido com um jogo sem público e multa.

Pressão por vitórias

O Cruzeiro entrará em campo contra o Mushuc Runa-EQU pressionado pela vitória. Além da derrota na estreia da Sul-Americana, quando perdeu por 1 a 0 para o Unión de Santa Fe, na Argentina, o Cruzeiro vem de um resultado negativo no Campeonato Brasileiro.

No último domingo (6), a equipe de Leonardo Jardim perdeu por 3 a 0 para o Internacional, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na segunda rodada do Brasileirão. Por causa dos últimos resultados, integrantes da maior torcida organizada do Cruzeiro se reuniram com dirigentes e jogadores na Toca da Raposa II.

A reunião foi em tom de cobrança por melhor desempenho, e, consequentemente, melhores resultados.

O time celeste é o lanterna do Grupo E da Sul-Americana, ainda sem ponto somado no torneio. O líder da Chave é o próprio Mushuc Runa, que tem três pontos.

A equipe equatoriana venceu o Palestino, do Chile, por 3 a 2, na estreia.

O Cruzeiro

O meia-atacante Matheus Pereira volta a ficar à disposição do técnico Leonardo Jardim depois ser ausência na derrota por 3 a 0 para o Internacional, nesse domingo (6), na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 acompanhou, no último fim de semana, o nascimento do primeiro filho, Théo, com a esposa Thalyta Lima.

Pereira, desde o fim da participação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, se tornou ausência em partidas fora de Belo Horizonte. O jogador foi poupado das viagens por causa da gravidez da esposa. Dessa forma, ele foi desfalque no jogo-treino com o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no dia 15 de março. E ficou fora também no amistoso com o Bragantino, no dia 22 de março, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Com Pereira disponível, Jardim pode alterar o 11 inicial celeste mais uma vez.

Na derrota para o Inter, a formação do meio-campo celeste foi: Lucas Romero, Matheus Henrique e Eduardo. Nesse cenário, se o treinador optar pela manutenção do 4-3-3, Eduardo sairia do time.

Foi exatamente Eduardo o sacrificado contra o Internacional, após a expulsão do zagueiro Jonathan Jesus. O meia foi substituído por Mateo Gamarra, aos 20 minutos de jogo, no estádio Beira-Rio.

Meio-campo

No meio-campo, Leonardo Jardim poderia fazer mudanças mais drásticas. Caso conte com Walace e Christian, poupados contra o Internacional, a dupla seria opção também para o time titular ou como possibilidade no banco de reservas.

Uma mudança mais provável seria a troca simples de Romero por Walace.

Defesa

Na defesa, a posição que mais tem sido alterada por Jardim é a lateral esquerda. Villalba e Kaiki tem sido as opções mais regulares escolhidas pelo treinador português. Marlon corre por fora.