O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu entrevista à revista norte-americana The New Yorker. À publicação, na segunda-feira (7), o magistrado brasileiro deu declarações sobre sua relação com o X, de Elon Musk, e a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Questionado sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe em 2022, Moraes defendeu que a decisão do STF, que os tornou réus, desmontou o discurso sobre perseguição política.
“Não foi só a Polícia Federal que os acusou, o próprio procurador-geral decidiu apresentar denúncia”, disse Moraes, que declarou ainda não haver “a menor possibilidade” de o STF reverter a inelegibilidade de Bolsonaro.
O ex-mandatário está proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de disputar eleições até 2030, por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
“Ele tem duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral à inelegibilidade. Então, não há possibilidade de seu retorno porque ambos os casos já foram apelados e agora estão no Supremo Tribunal Federal. Somente o Supremo Tribunal poderia revertê-los, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer.”