A entrega da Medalha da Inconfidência é a mais alta honraria concedida pelo governo de Minas Gerais. A cerimônia acontece, todos os anos, no dia 21 de abril — neste ano será na próxima segunda-feira —, no feriado de Tiradentes, no município de Ouro Preto.
A entrega da medalha foi criada em 1952 pelo então governador do estado Juscelino Kubitschek para ser entregue sempre no dia 21 de abril.
A escolha da data não é em vão. Neste mesmo dia, em 1792, Joaquim José da Silva Martins, o Tiradentes, foi morto no Rio de Janeiro.
Ele é uma das figuras centrais da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como cenário principal a cidade de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.
A cabeça de Tiradentes foi exposta em praça pública no município que, atualmente, tem uma estátua em sua homenagem.
A condecoração da Inconfidência tem quatro níveis: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
Neste ano, o presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (PP), será homenageado com a Grande Medalha. O convite foi feito pessoalmente pelo governador Romeu Zema (Novo) durante uma agenda em Brasília.