Geral Quem vai subistituir
Quem pode substituir Francisco? Veja nomes cotados
Papa morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, deixando um legado de tolerância e diálogo. Votação para eleger sucessor deve começar entre 15 e 20 dias.
21/04/2025 14h31
Por: Carlos ball Fonte: Itatiaia

Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), o Vaticano vai começar os preparativos para escolher um novo líder da Igreja Católica.

Até que isso ocorra, a Igreja terá uma espécie de governo temporário, e as decisões urgentes ficarão a cargo do Colégio dos Cardeais.

A votação para eleger um novo papa, chamada de Conclave, deve começar entre 15 e 20 dias. Estão aptos a participar da eleição 135 cardeais com menos de 80 anos, membros do Colégio, sendo sete brasileiros.

Veja a seguir alguns nomes que estão sendo cotados para suceder Francisco.

 

Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha, francês, 66 anos

Jean-Marc Aveline é conhecido em alguns círculos católicos como João XXIV, em referência à sua semelhança com o papa João XXIII, o papa reformador de rosto redondo do início dos anos 1960.

Aveline é conhecido por sua natureza simples e descontraída, sua facilidade para fazer piadas e sua proximidade ideológica com Francisco, especialmente em relação à imigração e às relações com o mundo muçulmano.

Ele também é um intelectual sério, com doutorado em teologia e graduação em filosofia.

O arcebispo nasceu na Argélia em uma família de imigrantes espanhóis que se mudaram para a França após a independência da Argélia, e viveu a maior parte de sua vida em Marselha.

Sob o comando de Francisco, Aveline fez grandes progressos na carreira, tornando-se bispo em 2013, arcebispo em 2019 e cardeal três anos depois. Sua posição foi impulsionada em setembro de 2023, quando organizou uma conferência internacional da Igreja sobre questões mediterrâneas, na qual o papa Francisco foi o convidado principal.

Se assumisse o cargo máximo, Aveline se tornaria o primeiro papa francês desde o século XIV, um período turbulento em que o papado se mudou para Avignon. Ele também seria o papa mais jovem desde João Paulo II.