Internacional REPROVAÇÃO DE TRUMP
Trump é o presidente dos EUA com pior aprovação após 100 dias de governo em 80 anos, diz pesquisa
A avaliação da economia sob o comando de Donald Trump caiu de 45%, em fevereiro, para 39%
28/04/2025 07h15
Por: Carlos ball Fonte: itatiaia

A aprovação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, despencou nos últimos dois meses. O índice é o pior para os 100 primeiros dias de governo dos últimos 80 anos, de acordo com pesquisa da ABC News/Washington Post/Ipsos divulgada neste domingo (27).

Segundo levantamento, apenas 39% dos americanos aprovam o governo Trump contra 45% em fevereiro. O governo do republicano é desaprovado por 55% dos americanos. O índice reflete a forma como parte da população vê a economia do país, avaliada negativamente por 73% dos americanos. Isso, apesar da maioria da população (48%) afirmar estar financeiramente na mesma situação que na época em que Trump assumiu a presidência.

O índice de aprovação de Trump o coloca na linha com a avaliação positiva em janeiro de 2021, quando estava terminando o primeiro mandato. Questões chaves como imigração, polêmicas envolvendo a universidade Harvard, relações dos EUA com outros países e economia dividem opiniões entre os americanos.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos protagonizou um conflito com a universidade de Harvard. Na ocasião, o republicano acusou a universidade de ser de ‘extrema esquerda’ e antissemita. As declarações aconteceram em meio a uma batalha judicial entre Harvard e Trump contra o congelamento de verbas impostas por Trump à universidade.

Diante da crise, a maioria dos americanos, cerca de 66%, ficou do lado de Harvard em vez do governo Trump, quando se tratou de o governo tentar assumir um papel maior na contratação de professores, na admissão de alunos e na operação de programas acadêmicos da Universidade de Harvard.

Em questões como políticas imigratórias, uma parte considerável da população demonstra aprovação (46%), ainda assim, a maior parte da população (53%) disse desaprovar a ações de Trump relacionadas a imigração.

Apesar isso, a política mais popular aplicada pelo governo é o envio de imigrantes sem documentos suspeitos de integrar um grupo criminoso para uma prisão em El Salvador sem audiência judicial, que tem a aprovação de 47% dos entrevistados pela pesquisa.

Em contraponto, a política menos popular adotada é a redução do financiamento federal para pesquisa médica, com apenas 21% de apoio. Em um âmbito maior, menos da metade dos americanos apoia a maioria das políticas testadas pelo governo.

Além disso, a maior parte dos americanos, cerca de 60%, acredita que o republicano extrapolou sua autoridade como presidente desde que assumiu o cargo. Quando se trata das ações judiciais contra o governo Trump, a maioria acredita que os juízes federais estão tentando impor os limites existentes à autoridade legal de Trump, já 35% pensa que os juízes federais estão tentando interferir na autoridade legal de Trump.

Outras questões chaves também são avaliadas pela pesquisa. Como a gestão do governo federal, que é aprovada por 42% dos americanos, já o zelo pelos interesses do americano médio, por 41%.

A economia, que teve uma queda acentuada na aprovação desde fevereiro, é aceita por 39%. A relação dos EUA com outros países é avaliada de forma positiva por 38% da população americana. Apenas 34% aprova tarifas sobre produtos importados (34%) e, finalmente, a recente turbulência no mercado de ações é aceita por 31%.

A pesquisa foi realizada online por meio do Ipsos KnowledgePanel®, baseado em probabilidade, de 18 a 22 de abril de 2025, em inglês e espanhol, com uma amostra nacional aleatória de 2.464 adultos.

As divisões partidárias são de 30%-30%-29%, democratas-republicanos-independentes. Os resultados têm uma margem de erro de mais ou menos 2 pontos percentuais, incluindo o efeito do desenho.