Geral ALUGUEL DE GALINHAS
Com aumento do preço dos ovos, aluguel de galinhas vira febre nos EUA
Uma crise de gripe aviária nos Estados Unidos fez o custo dos ovos disparar nos últimos meses
04/05/2025 07h14
Por: Carlos ball Fonte: Itatiaia

Com o aumento repentino no preço dos ovos nos supermercados, Yong-mi Kim decidiu alugar suas próprias galinhas

Uma crise de gripe aviária nos Estados Unidos fez o custo dos ovos disparar nos últimos meses. Enquanto muitos escolheram criar seus próprios animais, essa professora universitária que vive na comunidade La Crescenta, na Califórnia, preferiu alugá-los.

“Quero tentar isso e ver se gosto ou não”, comenta. “Conheço pessoas que têm galinhas em casa, mas elas dão muito trabalho. Eles tiveram que adaptar o jardim”. “Acho que alugar uma galinha é um bom começo”.

O aluguel de galinhas começou a ganhar força nos Estados Unidos há mais de uma década, quando Jenn e Phil Tompkins criaram o projeto “Alugue a galinha”, na Pensilvânia.

O serviço se expandiu para cerca de 40 cidades pelos agricultores. E ganhou ainda mais popularidade nos últimos meses.

“Desde a pandemia temos visto mais interesse do que o normal, mas ele foi especialmente maior neste ano. Eu diria que de três a quatro vezes mais do que vimos na mesma época do ano passado”, Victoria Lee, que atende a região de Los Angeles em sua fazenda na comunidade da Agua Dolce, disse à AFP.

No pico da crise, os americanos chegaram a pagar mais de dez dólares (cerca de 56 reais, na cotação atual) por uma dúzia de ovos, o que, dependendo da cidade, costumava custar entre três a cinco dólares.