Luis Passeti, estudante de educação física de 23 anos, quebrou as duas pernas e deslocou um dos pés depois de fazer agachamento carregando 140 quilos em uma academia de Campo Largo, no Paraná. Ele executava o exercício na máquina chamada Smith e não conseguiu travar a barra, que caiu em cima dele.
O acidente aconteceu no mês passado e foi gravado pelo próprio estudante. No momento, Luis estava acompanhado de um amigo, mas não aceitou a ajuda dele para agachar. “Meu único erro foi não ter aceitado ajuda do meu amigo que estava comigo. Nunca aceitei, para falar a verdade”, disse ao g1.
Luis disse que não acha que houve falhas com o equipamento. “Eu estava com 70 kg de cada lado, tentando controlar a descida e abaixando o máximo que conseguia. Na última repetição, senti que não iria conseguir mais e tentei travar a barra, mas ela não travou. Não sei qual o motivo de não ter conseguido, talvez pelo cansaço”, comentou.
Além de deslocar o pé direito, o estudante fraturou as duas tíbias e as duas fíbulas, na parte inferior da perna. O estudante foi atendido ainda na academia. Ele precisou operar as duas pernas e está em recuperação, ainda sem poder apoiar os pés no chão.
Segundo Luis, a expectativa é que ele volte a caminhar normalmente dentro de 10 semanas. Em breve, ele deve ser liberado para andar com muletas.