Geral TARIFAÇO
Brasil utilizará reciprocidade quando ‘necessário’, diz Lula sobre tarifaço de Trump
O país tentará primeiro negociar junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outros países para que as tarifas aplicadas por Donald Trump sejam suspensas
11/07/2025 06h12
Por: Ball da rádio Fonte: itatiaia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao Jornal Nacional, na noite desta quinta-feira (10), que o Brasil utilizará a Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos quando “necessário” e que tentará, primeiro, negociar junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outros países para que as tarifas aplicadas por Donald Trump, de 50% contra produtos brasileiros, sejam suspensas.

“Vamos entrar com a reciprocidade já a partir de 1º de agosto, quando ele começa a taxar o Brasil. Nós não queremos brigar com ninguém, queremos negociar, e queremos que seja respeitado as decisões brasileiras. O que o Brasil não aceita é intromissão”, afirmou o presidente.

Ele ressaltou ainda que o Brasil não aceita “ingerência de um país na soberania de outro”. “E mais grave, intromissão do presidente de outro país no Poder Judiciário do meu país. É inaceitável que o presidente Trump mande uma carta para dizer que é preciso acabar com a ‘caça às bruxas’”, pontuou.

O republicano, na carta divulgada nessa quarta-feira (9), fez uma defesa contundente do ex-presidente brasileiro e chegou a afirmar que a forma como Bolsonaro tem sido tratado é “uma desgraça internacional” e chamou o julgamento por um suposto golpe de Estado de “caça às bruxas”.