Geral GOLPISTAS
Golpistas clonam Instagram de pousada e enganam clientes com falsa reserva em Minas: ‘Transtorno imenso’
A dona do estabelecimento procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência; advogado explica o que fazer após ser vítima desse tipo de golpe
13/07/2025 07h31
Por: Ball da rádio Fonte: itatiaia

Os proprietários da pousada Cabana Zé da Lapinha, no vilarejo de Lapinha da Serra, Região Central de Minas Gerais, enfrentam dores de cabeça após golpistas clonarem a conta oficial do Instagram do estabelecimento.

Itatiaia conversou com Aline Gregório, dona do local. Ela conta que, em determinada ocasião, clientes que caíram no golpe tentaram invadir a propriedade da pousada.

“Já teve gente que, sem ter o acesso a nossa propriedade, chegou a invadir, pulando a porteira enfim. Um transtorno imenso”, afirma.

Desde o início idealizamos vender muito mais que uma simples hospedagem. Nós proporcionamos uma experiência de paz, aconchego e conexão com a natureza, mas o golpe faz com que nosso nome esteja associado a uma sensação totalmente inversa. Pessoas investem dinheiro e expectativas. Muitas vezes é uma lua de mel, aniversário de casamento ou pedido de casamento”.
Proprietária da pousada Cabana Zé da Lapinha

No final de junho, ela procurou a Delegacia de Polícia do Município de Santana do Riacho — onde fica Lapinha da Serra — e registrou um boletim de ocorrência.

O golpe

A vítima conta que os golpistas criaram um perfil idêntico ao da pousada e com uma diferenciação “quase imperceptível” no nome.

Na conta falsa, eles pagaram por impulsionamento de postagens e atingiram possíveis clientes. Alguns caíram no golpe.

“Na pior das hipóteses o cliente do golpe, iludido pela falsa compra, desloca até as nossas cabanas e somente chegando lá percebe que foi enganado”, diz Aline.

Ao denunciar a conta clonada para a Meta, a empresa bloqueou o perfil verdadeiro.

“Para a nossa surpresa e desespero, a nossa conta foi desabilitada e a conta do golpista seguiu vendendo a todo vapor em nosso nome”, diz a vítima.

Após duas semanas de bloqueio, Aline conseguiu recuperar o perfil, mas a conta clonada continua no ar.