Geral DIA NACIONAL DO FUNK
Dia Nacional do Funk: relembre estrelas do funk que já morreram mas marcaram a história
Grandes nomes do funk, como Zói de Gato, Daleste e Catra, ficaram na história e na memória dos fãs
13/07/2025 07h32 Atualizada há 15 horas
Por: Ball da rádio Fonte: itatiaia

É celebrado neste sábado (12) o Dia Nacional do Funk. A data foi criada para reconhecer e valorizar a importância cultural e social de um dos principais gêneros musicais do Brasil. Nascido nas comunidades periféricas, o funk brasileiro evoluiu ao longo das décadas e se tornou uma das manifestações artísticas mais populares do país.

Com batidas marcantes e letras que retratam a realidade das favelas, o funk conquistou espaço nas rádios, nas pistas de dança e, mais recentemente, nas grandes premiações musicais, como foi o caso de Anitta com o álbum “Funk Generation”. O disco da cantora carioca, que desde o início da carreira foca na valorização e reconhecimento do gênero — inclusive mundialmente, foi indicado ao Grammy na categoria de ‘Melhor Álbum de Pop Latino’ em 2025.

Além de ser um fenômeno musical, o funk também carrega em sua história nomes que foram pioneiros e se tornaram ícones do gênero e que, infelizmente, vivem apenas na memória dos fãs. Alguns artistas deixaram um legado importante e seguem sendo lembrados pelos fãs e por toda a cena musical.

Relembre cinco artistas que marcaram o funk brasileiro mas já morreram: