Geral SISTEMA DE CAMERAS
Prefeito de BH anuncia sistema de câmeras para identificar veículos roubados; entenda
Álvaro Damião (União) afirma que o programa funcionará em toda a cidade e será utilizado para identificar locais de desmanche
20/07/2025 07h29
Por: Ball da rádio Fonte: itatiaia

Álvaro Damião (União), prefeito de Belo Horizonte, anunciou, em entrevista à Itatiaia neste sábado (19), um projeto de monitoramento com câmeras de segurança para identificar veículos roubados.

Vem aí o Muralha BH, que vai cercar toda a cidade. Quem rouba carro em Belo Horizonte, fique esperto que nós vamos te pegar. Você não vai mais sair com carro ou moto roubado. E nem vai entrar, porque todas as placas serão vistoriadas. Todas elas serão mapeadas com um novo sistema de segurança que a gente está montando”, detalha.

O sistema funcionará com o monitoramento das placas dos veículos. “Se o carro foi roubado, a gente vai acompanhar essa placa até saber onde ele sumiu. Se sumiu em uma região, a gente sabe que tem um desmanche ali. E eu vou pegar esse desmanche. Vou recuperar esse carro e vou pegar esse desmanche”, diz.

O prefeito afirma que as câmeras também funcionarão no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, onde havia somente dois dispositivos de segurança antes da municipalização, segundo ele.

“Sabe quantas câmeras tinham no anel? Duas câmeras. O anel será todo monitorado a partir de agora por câmeras de segurança”, afirma Damião.

O sistema é inspirado no programa “Smart Sampa”, da Prefeitura de São Paulo, que, desde janeiro deste ano, utiliza câmeras inteligentes para identificar veículos roubados em circulação na cidade.