A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, acusados de elaborar um plano de golpe de Estado no país em 2022. As sessões foram organizadas em cinco dias e vão até o dia 12 de setembro.
A primeira etapa do julgamento será a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, que apresentará um panorama das provas reunidas ao longo do processo. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados de defesa dos réus farão suas sustentações orais, cada uma com tempo estimado de até uma hora, exceto o procurador, que poderá ter tempo adicional mediante autorização do presidente da Turma.
Após as manifestações, o ministro Alexandre de Moraes apresentará seu voto, seguido pelos demais integrantes do colegiado. Não há limite de tempo para a exposição de cada voto, e os réus não precisarão comparecer presencialmente ao julgamento.
O julgamento é sobre a investigação do chamado “núcleo 1”, formado por autoridades e ex-ministros do governo Bolsonaro, incluindo integrantes das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional, todos acusados de participação no planejamento do golpe de 2022.