Um ícone nas décadas de 1950, 60, 70, 80, 90 e 2000. Uma lenda para a eternidade. Símbolo da Seleção Brasileira e ‘amuleto’ da sorte em quatro conquistas mundiais, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu nessa sexta-feira (5/1), aos 92 anos. Veja abaixo todos os principais títulos da carreira do ex-atacante, técnico e coordenador.
Zagallo atuou por três clubes na carreira como ponta-esquerda: América-RJ, Flamengo e Botafogo. Depois da aposentadoria, trocou os gramados pelo banco de reservas e comandou sete equipes: Rubro-Negro, Glorioso, Fluminense, Vasco, Bangu, Portuguesa e Al Hilal-SAU.
O Velho Lobo treinou quatro seleções: Brasil, Kwait, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Ele venceu a Copa do Mundo de 1970, a Copa das Confederações de 1997 e a Copa América de 1997 no período como técnico da Canarinho.
A relação com a Seleção Brasileira era muito forte. Zagallo foi titular nos títulos mundiais de 1958 e 1962, quando formou ataque lendário ao lado de nomes como Pelé, Garrincha, Vavá e Amarildo.
Poucos anos depois, trocou os gramados pelo banco de reservas e passou a comandar a Amarelinha. Zagallo voltaria a conquistar o mundo duas vezes: tricampeão em 1970, como treinador, e tetracampeão em 1994, como coordenador técnico.
Os torcedores brasileiros puderam ver Zagallo atuar profissionalmente entre 1948, quando começou no América-RJ, e 1965, ano da aposentadoria no Botafogo. Nesse período, venceu vários torneios nacionais e internacionais que já foram extintos e cinco Campeonatos Cariocas.
Depois de ‘pendurar as chuteiras’, Zagallo começou a trabalhar como técnico do Glorioso. Foram 35 anos nessa função. Do início no Botafogo, em 1966, até a aposentadoria no Flamengo, em 2001.
Multicampeão, o Velho Lobo mantinha no currículo como treinador os títulos do Campeonato Brasileiro de 1968, da Copa dos Campeões de 2001 e de cinco Campeonatos Cariocas, além de outras competições.