Ana Luiza Soares* e Regyane Bittencourt*
À medida que o Carnaval 2024 se aproxima, os principais blocos de Belo Horizonte começam a animar as ruas da cidade. Como não poderia deixar de ser, um dos maiores grupos da capital está focado em arrastar uma multidão com dois cortejos. O Tchanzinho Zona Norte, que desfilava no Mineirão, mudou o local de sua festa e promete embalar os foliões com uma data a mais.
O primeiro cortejo do bloco será no primeiro dia oficial de Carnaval, em 27 deste mês (sábado), na Avenida Sebastião de Brito, 118, no Bairro Dona Clara, na Região da Pampulha. A concentração será às 9h, e a saída, às 10h.
Já o segundo cortejo acontecerá em 10 de fevereiro (sábado), na via sonorizada das Andradas, na altura do Bairro Pompeia, na Região Leste de BH. O bloco ainda está definindo o horário, mas já se sabe que será no turno da manhã.
O tema deste ano é “O Tchanzinho vai para Guarapari”, e o foco são as questões ambientais e o aquecimento global. Leila Heringer, fundadora e produtora do bloco, explica que a motivação para o tema foram as mudanças climáticas e, principalmente, os efeitos das ondas de calor extremo. Ela também destaca a progressividade e rapidez nas alterações do clima, que tem causado longos períodos de seca e chuvas concentradas em algumas regiões do Brasil.