Pela primeira vez em solo mineiro desde que venceu as eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Belo Horizonte na próxima quinta-feira (8/2), onde fará um evento para falar sobre os investimentos do Governo Federal em Minas Gerais. A expectativa é que o presidente divulgue os números do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado e faça acenos para sua base, em uma espécie de “prestação de contas”.
O presidente também era esperado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde assinaria a ordem de serviço da retomada das obras do novo Hospital Universitário, No entanto, a agenda deve ser concentrada na capital mineira. A informação foi confirmada à reportagem pela prefeita Margarida Salomão (PT), que virá até BH para a reunião.
Minas foi um dos sete estados em que o presidente não esteve no primeiro ano do seu terceiro mandato. Porém, Minas é a única unidade da região sudeste em que Lula venceu Jair Bolsonaro (PL) no último pleito presidencial, mesmo que por uma margem apertada de 50,2% contra 49,8% do ex-presidente.
Após assumir o Palácio do Planalto, o petista focou na sua agenda na busca por investimentos estrangeiros, avaliando que o país teve a imagem afetada pela política internacional praticada por Bolsonaro. Lula participou de reuniões do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, e da cúpula dos líderes do G7, além de missões na China, Índia e outros países onde o Brasil possui relações bilaterais estratégicas, como a Alemanha.
Porém, como já demonstrado no primeiro mês de 2024, Lula deve voltar suas atenções para a agenda local, tendo em vista um ano de eleições municipais onde o Partido dos Trabalhadores (PT) vê como fundamental a consolidação das bases do governo e o enfrentamento ao bolsonarismo nos municípios. Antes de desembarcar na capital mineira, o petista deve passar pelo Rio de Janeiro.