Quem vai pegar a estrada no feriado de Corpus Christi, amanhã (30/5), deve se atentar às interdições nas rodovias mineiras. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 55 trechos de estradas estaduais estão interditados total ou parcialmente devido a obras, boa parte para corrigir estragos e sem prazo para a conclusão. Na pista da MG-133, na altura de Rio Pomba, na Zona da Mata, o tráfego está totalmente interrompido, por tempo indeterminado. Já o município de São Gonçalo do Pará, Região Centro-Oeste de Minas, é afetado pela interdição completa na MG-430 no trecho entre Igaratinga e Campo Alegre. Outros trechos de rodovias têm interrupções totais das pistas, mas o tráfego é possível no sistema de pare e siga. Algumas estradas têm vários trechos interditados, em alguns casos passando por uma mesma cidade (veja quadro), o que exigirá que o motorista utilize desvios.
As interdições nas estradas estaduais – incluindo as de meia pista, que são a maioria – estão concentradas na Zona da Mata, com 19 pontos, e no Vale do Rio Doce, com 13. A Região Metropolitana de Belo Horizonte soma sete bloqueios parciais em Contagem, Caeté, Sabará e Santa Luzia. Mais de 50% dos bloqueios são causados pela erosão de pistas e abatimento das estruturas. Quanto às vias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirma que há obras em todas as regiões de Minas, sem, no entanto, gerar interdições parciais ou totais.
Quem vai para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, deve ficar atento. O trecho de acesso pela LMG-800 está passando por obras. A via, na Região Metropolitana de BH, terá interdições em uma das três faixas pelo menos até sábado (1º/6) entre os quilômetros 0 e 3, das 8h30 às 17h.
Além do trecho, as obras de segurança viária na MG-010 continuam até, pelo menos, domingo (2/6). Os serviços na MG-010 entre os quilômetros 12 e 18 ocorre das 8h30 às 17h no sentido Aeroporto, enquanto as obras do quilômetro 18 ao 30 serão realizadas das 7h às 17h no sentido Aeroporto e Belo Horizonte. De acordo com o DER-MG, as intervenções são realizadas para manter as condições de segurança viária ao longo dos trechos.
Mín. 21° Máx. 27°