15°C 26°C
Três Marias, MG
Publicidade

Quem Somos

Rádio 87 FM – INAUGURADA EM 27 DE JULHO DE 2.002

 

 

“No início o Cláudio Lúcio Pereira (X-Cláudio) foi procurado pelos srs. Peter Jhon e Emerson Fernandes que lhe deram a idéia de fundar uma Rádio Comunitária na cidade mas o mesmo hesitou e não aceitou a idéia. Depois veio um pastor de Brasília chamado Edson Ribeiro e sem conhecer o X-Cláudio lhe entregou uma profecia e falou que o Projeto era de DEUS. Na sequência o Pr. Ezequiel Pereira também entregou uma profecia e um papel com o nome e endereço de uma pessoa que iria ajudar no Projeto: apareceu os pastores Raul Lima Neto e o Pr. Teodoro de Sete Lagoas; nascia aí o Projeto da Radio 87 FM”. Trecho do livro inédito do Sr. Chiquinho.

A Rádio 87 FM foi fundada em 05 de abril de 1997 através da Sociedade de Ação Comunitária Canaã, à época tendo como presidente Cláudio Lúcio Pereira e o advogado Francisco Pimenta, que assinou o Estatuto e a Ata de Fundação, juntamente com Edlylia Cristina de Souza Pereira (Vice-presidente) e Robson Roberto Magalhães; este último exerceu a função de tesoureiro até o ano de 2.004.

À época o então Vereador Aristides Guimarães fez algumas viagens com o X- Cláudio até o Ministério das Comunicações, dado a influência que o mesmo sempre teve com o pessoal do PSDB, principalmente junto ao Governador Eduardo Azeredo e o Ministro Pimenta da Veiga.

Funcionou na ilegalidade por algum tempo e cessou suas transmissões, retornando em 27 de Julho de 2002; quando então Tóin Ball veio para o Projeto e ajudou a implantar a Emissora, junto com Edson Santos, Everaldo (TKO), Cleber Rocha, Kleiton Gomes, Mário Gomes, Marileuza, Cristina e Waguinho (Primeira equipe da emissora).

Na programação e no Projeto da Emissora já passaram pessoas importantes: Manoel Alves, Suely Canhas, Cabral do Laboratório, Dr. João Sete, Sr. Omar da Credinova, Gilberto Ramos, Silas Barros, irmão Carlos Alberto (Carlinho da Assembléia de Deus), Coronel Carlos Alberto, Pr. Mozaniel, Pr. Gedeon Antunes, Pr. Marcos Antonio Longuinho, Ângela Valadares, Manoel Geraldo, a Professora Ceiça Maria, Dona Maria Lourenço (Diretora), Antonio Dayrell e Dona Neila (Diretores) e ainda outros colaboradores como, Dolores, Lucimar, Wellington, Junio Glesi,Fávio, Alberto, Márcia Morais, Shallyne, Fatinha, líderes evangélicos, dentre outros. Foram importantes apoiadores todos os vereadores da época mas merece destaque a vereadora Thaís, o vereador Manoel Geraldo e o Presidente da Câmara Eduardo Pereira Barbosa.

A Rosângela da Câmara, o Niator Figueiredo e o Vandinho do PT foram importantes apoiadores no início do projeto e têm histórias interessantes a respeito da implantação da emissora, que ficarão registradas na memória de quem viveu e acompanhou aqueles dias difíceis, quando houve muita perseguição.

A primeira reunião para formação da entidade ocorreu na casa da Sra. Maria Boy, com a presença do ex-prefeito João de Almeida e outros populares; depois realizamos a segunda reunião com o então empresário e proprietário do Hotel Hebron Edson Mendes, que foi um orientador do X-Cláudio na formação dos estatutos e Diretoria, juntamente com a dona Gemima.

As perseguições foram tantas que o Prefeito da época (Joaquim Cândido) não quis promulgar a Lei de Utilidade Pública da entidade mantenedora da rádio e então vetou o projeto dos vereadores, o Projeto voltou para a Câmara Municipal e o veto foi derrubado pelos vereadores e teve uma defesa muito bonita feita pelo Sr. Galdino Coelho, vereador na época. Com isso a Sociedade de Ação Comunitária Canaã é a única instituição que tem a Lei de Utilidade Pública promulgada pelo Presidente da Câmara, ou seja, pelo Sr. Eduardo Pereira Barbosa. A Câmara não cedeu às pressões do executivo e deu total apoio ao Projeto.

Como as perseguições eram muitas, X- Cláudio quase desistiu do Projeto pois enfrentou 3 processos na Justiça Federal e teve de ir até à Delegacia de Polícia e Fórum por diversas vezes. Mas foi procurado pelo Tóin Ball no sentido de retornar o projeto e então através do Deputado Virgílio Guimarães e do ex-prefeito Manoel Castelo Branco os documentos de licença da Emissora foram embarcados em um carro em Brasília e entregues na residência da Vereadora Thaís, que repassou os mesmos à Diretoria.

Na época da inauguração a Diretoria da emissora foi apresentada ao Deputado Estadual Agostinho Silveira e ao Dr. Benjamin Rabelo (Atual Desembargador do TRE-MG) pelo Sr. Adair Divino (Prefeito Bem-te-vi) e os mesmos passaram a apoiar o projeto; Dr. Benjamin fez uma doação importante no dia da inauguração, além de nos emprestar seu valioso nome e prestígio para o projeto. Também queremos registrar o apoio do Sr. Edson Melgaço que trouxe o apoio do Deputado Federal Tildem Santiago e do Dr. Danilo de Castro. O Edson esteve pessoalmente na Anatel para os últimos acertos da liberação da licença e custeou o pagamento da licença na ocasião.

No dia da inauguração não esteve presente um dos idealizadores do projeto, o Deputado e Pastor Raul Lima Neto, mas este recebeu homenagens póstumas quando da entrega do título de cidadão honorário à sua esposa, que o representou em solenidade especial ocorrida no Centro de Convenções da Cemig, organizada pelo presidente da Câmara da época, sr. Niator Figueiredo. Na próxima edição mais um pouco de história desta Emissora que continua fazendo sucesso em Três Marias.