Quase 90 mil pequenos negócios nos setores de Comércio e Serviços foram abertos em Minas Gerais em 2024, segundo dados da Receita Federal até abril. O levantamento aponta que cerca de 21 mil deles são microempresas ou empresas de pequeno porte, com faturamento anual até R$ 4,8 milhões. Para apoiar os negócios em novas oportunidades de mercado e conectá-las a novos clientes, o Sebrae Minas inicia em o 3° Ciclo do Programa MOVE+ Agentes de Mercado. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link.
A iniciativa tem duração de seis meses, desde a fase de diagnóstico das empresas, que inclui análise do perfil do empreendedor e a previsão do funil de vendas, até a Aproximação Comercial com potenciais compradores. Agentes de Mercado capacitados são responsáveis por conduzir a metodologia em Gestão Comercial junto ao empresário, preparando-o para se conectar à grandes compradores.
“A maioria das empresas quer expandir suas vendas, mas não têm estrutura para chegar aos objetivos de forma sustentável. Elas precisam conhecer o seu mercado de atuação, sua capacidade produtiva, de logística e distribuição, ter canais aderentes ao seu público-alvo, saber evidenciar a sua proposta de valor, bem como conhecer os requisitos mínimos de compra dos seus potenciais compradores. Nesse sentido, o Programa tem a função não só de aproximar as empresas, mas de transferir conhecimento em Gestão Comercial ao empreendedor”, explica a analista da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Fernanda Pereira Martins.
Ao longo do Programa, os participantes trabalham junto ao Agente de Mercado diversas ferramentas, tais como Diagnóstico, Matriz BCG, Análise Swot Cruzada, Canvas do Modelo de Negócio, Funil de Vendas e Previsão de Vendas. As empresas podem também optar ao longo do Programa, por participar de consultorias em melhorias de processos, sustentabilidade financeira, marketing, precificação, redução de custos e aumento da produtividade da empresa.
“O Agente de Mercado vai ajudar a empresa a refletir sobre a sua atual estrutura comercial e a se preparar melhor visando às conexões que poderão ser geradas. O intuito é que ela possa alcançar um resultado satisfatório em vendas, obtendo mais clientes e mercados, aumentando o seu faturamento”, complementa a analista.
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