Faltam poucas horas para o jogo mais importante do Cruzeiro na temporada. A Raposa enfrenta o Lanús nesta quarta-feira (30/10), pela semifinal da Copa Sul-Americana. O duelo de volta da série será disputado a partir das 19h, no estádio Ciudad de Lanús (La Fortaleza), na Grande Buenos Aires, na Argentina.
Na partida de ida, empate por 1 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte. Como não criou vantagem em casa, o Cruzeiro terá que vencer fora para poder garantir a classificação. Em caso de nova igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis.
Apesar de estar disputando uma semifinal continental, o clima no clube celeste não é nada positivo. Desde que Fernando Diniz foi contratado, no fim de setembro, o Cruzeiro não venceu. A equipe empatou quatro e perdeu dois dos seis jogos sob o comando do técnico.
O último compromisso da Raposa antes da viagem para Argentina ficou marcado por grande controvérsia: Rafa Silva foi expulso com aos três segundos de jogo, após agredir o zagueiro Kaique Rocha, do Athletico Paranaense, na saída de bola.
Por causa do comportamento fora do usual, o atacante se tornou alvo de investigação da CPI de Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas. Com um a menos durante mais de 90 minutos, o time estrelado perdeu por 3 a 0 Furacão, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após o tropeço, o CEO do Cruzeiro foi a público e deu forte declaração. Alexandre Mattos afirmou que Rafa Silva será punido com multa no salário e que outras decisões serão tomadas. Ele ainda cravou a classificação para a final da Sul-Americana.
“Quarta-feira nós vamos lutar e vamos passar, mas vou continuar com minha opinião de que não estou satisfeito com nada do que está acontecendo. Essa insatisfação nunca vai parar de existir. Nós podemos ser campeões da Sul-Americana e eu vou continuar insatisfeito”
Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro
No primeiro confronto com o Lanús, também houve polêmica. A partida ficou vários minutos paralisada por causa de uso de sinalizadores nas arquibancadas do Mineirão, algo que é proibido pela Conmebol e gerará multas ao Cruzeiro.
A fumaça gerada pelos artigos pirotécnicos encobriu o gramado do estádio. O centroavante Kaio Jorge afirmou que essa névoa atrapalhou a equipe no segundo tempo.
Mín. 19° Máx. 21°