Em seu discurso de abertura na reunião ministerial que acontece nesta segunda-feira (20), na Granja do Torto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou a confusão envolvendo uma portaria editada pela Receita Federal, que trazia regras para fiscalização de transações via Pix. Erroneamente, a medida foi utilizada para inflamar boatos sobre uma possível taxação do Pix.
Leia mais: Lula diz torcer por gestão produtiva Trump e afirma que o Brasil ‘quer paz’
Claramente irritado após o episódio, no qual o governo teve que revogar a portaria da Receita Federal, o presidente declarou que nenhum ministério poderá editar novas regras sem que a Presidência e a Casa Civil estejam cientes. Agora, conforme antecipado pela Itatiaia, a Secretária de Comunicação da Presidência (Secom), chefiada pelo ministro Sidônio Palmeira, também vai monitorar os assuntos sensíveis ao governo para evitar desgastes.
“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão para nós, sem que essa portaria passe pela Presidência da República e pela Casa Civil. Muitas vezes a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, faz um negócio qualquer, daqui a pouco arrebenta e vem cair na Presidência da República”, desabafou.
Mín. 20° Máx. 31°