Donald Trump falou novamente sobre a possibilidade de tentar um terceiro mandato como presidente dos Estados Unidos. A informação é da emissora NBC.
“Não estou brincando”, respondeu Trump quando solicitado a esclarecer seus comentários sobre a possibilidade de buscar outro mandato presidencial. “Existem métodos pelos quais isso pode ser feito”, disse ele em uma ligação para a emissora de televisão. A regra constitucional dos EUA limita a dois os mandatos para presidente.
O bilionário de 78 anos afirmou diversas vezes que pode tentar um terceiro mandato, mas suas declarações deste domingo são as mais concretas em relação a um plano para atingir esse objetivo.
Trump iniciou sua segunda presidência com uma onda sem precedentes de decretos e tem utilizado o homem mais rico do mundo, Elon Musk, para desmantelar partes do governo federal. Segundo Trump, seus seguidores querem ainda mais.
“Muita gente quer que eu faça isso”, disse Trump à NBC News. “Mas basicamente digo a eles que temos um longo caminho pela frente, sabem, é muito cedo na administração.”
Reformar a Constituição dos Estados Unidos para permitir um terceiro mandato presidencial necessitaria de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, números que o Partido Republicano não possui.
Trump afirmou que é “muito cedo para pensar nisso”, mas assegurou à NBC que lhe foram apresentados planos que lhe permitiriam buscar a reeleição.
Quando a NBC perguntou a Trump sobre um possível cenário no qual o vice-presidente J.D. Vance se candidataria à presidência e depois renunciaria para entregar o poder a Trump, o atual mandatário disse que “esse é um” método, e acrescentou que “há outros”, mas não quis dar detalhes.
Se Trump não tentar emendar a Constituição através do Congresso, precisaria do apoio de dois terços dos 50 estados do país para convocar uma convenção constitucional que propusesse mudanças na Carta Magna.
Mín. 18° Máx. 27°